Caros alunos
O nosso encontro sobre o Romance AS MENINAS foi fabuloso!
Através desta construção dialógica em que se transformaram as nossas aulas, compreendemos os diversos sentidos da obra, mergulhando na história de cada personagem e da autora.
Compreendemos que as fragilidades de cada personagem é um retrato das fragilidades humanas. Assim o refúgio nas drogras, nos objetos de recordação, no amante que não chega são proteções contra as adversidades das jovens universitárias.
Lião retrata não só a jovem que luta contra a ditadura militar em década de 70, mas também a baiana e o preconceito que os sulistas tinham em relação à Bahia. A imagem de uma pessoa que não gostava de tomar banho e vivia de forma inconsequente retratam este preconceito.
Contudo a obra vai além ao revelar que as três amigas com histórias de vida tão distintas cruzam o seu destino e se unem em torno de uma amizade incondicional.
O preconceito, o medo, a inveja, a sensação de superioridade vão sendo superados pela descoberta de que todas as pessoas são frágeis e imperfeitas e por isso precisam ser solidárias.
É a solidariedade uma das marcas destas meninas. A amizade que supera as diferenças e compromete cada uma com a vida da outra.
O desfecho não poderia ser melhor, pois com a morte de Ana se eterniza um momento que ficará imaculado na vida de Lia e Lorena. As duas se separam, carregando consigo um segredo, uma marca que irá determinar o desenrolar futuro de suas vidas.
Adorei este encontro!
Além das reflexões literárias, fizemos uma reflexão para a vida:
Será que temos o direito de julgar e condenar as pessoas por serem diferentes de nós?
Será que somos superiores aos demais, por termos uma consciência diferente?
Cada um tem uma história única e está num processo evolutivo único. É preciso respeitar mais as dificuldades pelas quais passa cada indivíduo. É preciso em vez de julgar e discriminar, compreender, agindo da mesma forma como gostariamos que agissem conosco.
Sejamos mais solidários, sejamos mais amigos.
Que o amor faça a diferença!
Abraços fraternais!
0 comentários:
Postar um comentário
Participe! Deixe aqui o seu comentário e façamos uma estrada literária juntos!