quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cartas perto do Coração & I Don't Want To Talk About It - letra e música

Caros, esta música traduz um pouco dos sentimentos demasiados, das pessoas que amam demais e que eternizam o tempo nos segundos, dias e noites.
Uma homenagem a Clarice Lispector e Fernando Sabino, em Cartas Perto do Coração


I Don't Want To Talk About It Rod Stewart


I can tell by your eyes that you've probably been crying forever,and the stars in the sky don't mean nothing to you, they're a mirror.I don't want to talk about it, how you`ve broken my heart.

If I stay here just a little bit longer,

If I stay here, won't you listen to my heart, ohh my heart?


If I stand all alone, will the shadow hide the color of my heart;blue for the tears, black for the night's fears.

The stars in the sky don't mean nothing to you, they're just a mirror.I don't want to talk about it, how you broke my heart.If I stay here just a little bit longer,

if I stay here, won't you listen to my heart, ohh my heart?

my heart, ohh my heart, this old heart.

I don't want to talk about it, how you´ve broken my heartIf I stay here just a little bit longer,

if I stay here, won't you listen to my heart, ohh my heart?

My heart, ohh my heart.

http://www.vagalume.com.br/rod-stewart/i-dont-want-to-talk-about-it-traducao.html#ixzz1rhXGSnDI

SAudações literárias

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cartas Perto do Coração - mais que cartas, a alma de Fernando Sabino e Clarice Lispector

Caros amigos e companheiros de jornada




Estava arrumando o acervo quando encontrei entre as prateleiras um livro que há muito desperta uma paixão imensa. Trata-se do maravilhoso Cartas Perto do Coração – uma coletânea de cartas escritas entre Fernando Sabino e Clarice Lispector.

Que Clarice Lispector é paixão antiga, desde a minha dourada adolescência, é sabido por muitos. Mas Fernando, talvez por resistência irracional, talvez por preguiça de leitora assumida, só despertou a minha paixão agora, através destas cartas. Quando vi este livro, foi como se estivesse encontrado Clarice rediviva na minha frente. Instantaneamente uma onda de alegria e contentamento me tomou. Abracei, cheirei e beijei o livro. Encantei-me e imediatamente abri uma carta aleatoriamente.

Estava lá Fernando falando para Clarice, indagando sobre as suas tristezas (as dela), questionando sobre a ausência de sorriso:

“Clarice, antes de tudo, como vai você? Ou antes ainda, como fica você? Porque você por dentro não vai bem não, Clarice Lispector, você por três vezes já se esqueceu de sorrir quando era preciso, e se alguma coisa acontecer bem engraçada, bem engraçadinha, por exemplo a menininha de amarelo sair correndo atrás do passarinho e não pegar, você vendo é capaz de chorar.” ( Old, Greenwich, 03/08/1946)

Imediatamente me encantei com Fernando, com tamanha sensibilidade. Voltei algumas páginas para ver do que se tratava. De qual tristeza Fernando falava? Que tipo de ausência Clarice estava vivendo? E encontrei:

“Tenho lido a Imitação de Cristo, que tem me purificado às vezes. Mas não sei aprender ainda a desistir e tenho mesmo medo de desistir e me entregar porque não sei o que virá daí. Até agora eu mesma me ergui sempre mas é um esforço muito grande e naturalmente estou bem cansada. (Carta de Berna, 27/07/1946)

Mais cartas e mais revelações. Os comentários a respeito de diversas obras das décadas de 40 e 50, contos e escritores, como pode ser visto no trecho a seguir:

"Fernando, estou lendo o livro de Guimarães Rosa, e não posso deixar de escrever a você. Nunca vi coisa assim! É a coisa mais linda dos últimos tempos. Não sei até onde vai o poder inventivo dele, ultrapassa o limite imaginável. Estou até tola. A linguagem dele, tão perfeita também de entonação, é diretamente entendida pela linguagem íntima da gente - e nesse sentido ele mais que inventou, ele descobriu, ou melhor, inventou a verdade." (11/12/1956)

Muito mais que isso, que a Suíça, a cidade de Nova York, Ipanema. São os lugares da alma de Fernando e Clarice. As incertezas, a separação, o nascimento dos filhos, os amores, a solidão, a reforma da casa, a mudança de endereço e de cardápio vão se configurando num encontro entre o ser e o estar. Assim, mais que revelar o estado das coisas e o espírito das pessoas, Cartas Perto do Coração aproxima o leitor de retalhos da vida dos escritores, possibilitando um encontro de si mesmo, a cada carta.

O aprendizado vai além das ações, perpassa as reflexões, que de tão simples são tão grandiosas:

“Viver devagar é que é bom, e entreviver-se, amando, desejando e sofrendo, avançando e recuando, tirando das coisas ao redor uma íntima compensação, recriando em si mesmo a reserva dos outros e vivendo em uníssono. Isso é que é viver, e viver afinal é questão de paciência.” (Carta de Fernando para Clarice, em 06/06/1946)

“E o tempo se conta mesmo em anos. Deus me livre se fosse em dias. É como crescer ou envelhecer que só se vê em anos. Como é que se pode ver a curva tão larga das coisas se se está tão próximo como é próximo o dia? Pois se às vezes a palavra que falta para completar um pensamento pode levar meia vida para aparecer. Com máximas como esta é que Ataulfo de Paiva deve ter entrado na Academia.” (De Clarice para Fernando, em 30/08/1953)

E após estas cartas, então reflito sobre o tempo e a existência, sobre a relação espaço-atitude que tanto inquieta-nos; sobre a velocidade das informações e suas efemeridades. Sobre o eterno que se conta em segundos.

No fim do livro, uma parte não menos importante: Díálogos possíveis com Clarice Lispector. Mais aprendizado e profundidade, mais consciência do ser:
"_ Como é que você resumiria o conteúdo da palavra amor?
_ Amor é dádiva, renúncia de si mesmo na aceitação do outro. Amar o próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas." (página 213)

Caros, leitura feita, leitura recomendada. Vamos nos encantar e nos descobrir na leitura destas cartas que mais de coração, falam de alma, da vida e do viver.

Saudações Literárias!

Meu Epitáfio - Cora Coralina

No dia 10 de abril lembramos a morte da escritora Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas) em Goiânia - GO, em 1985


Em meu epitáfio, Cora revela a percepção que tem de si mesma e, nesta viagem- imagens e sentidos, nossa doce Cora se eterniza.

Hoje é dia de Cora!
 
 
Meu epitáfio – Cora coralina


Morta... serei árvore,
serei tronco, serei fronde
e minhas raízes
enlaçadas às pedras de meu berço
são as cordas que brotam de uma lira.

Enfeitei de folhas verdes
a pedra de meu túmulo
num simbolismo
de vida vegetal.

Não morre aquele
que deixou na terra
a melodia de seu cântico
na música de seus versos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

DATAS LITERÁRIAS E CULTURAIS DE ABRIL


01 de abril - Nascimento do poeta e acadêmico paulista Mário Chamie, em Cajobi, São Paulo, em 1933

01 de abril - Morte do escritor, jornalista, roteirista e publicitário Marcos Rey (Edmundo Nonato), em São Paulo, SP, em 1999

02 de abril - Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil

02 de abril - Nascimento do médium e escritor Chico Xavier (Francisco de Paula Cândido Xavier) em Pedro Leopoldo, MG, em 1910

02 de Abril - Nascimento do Poeta, teatrólogo e jornalista Francisco de Paula Gonçalves, em Santos, SP, em 1897

03 de abril - Nascimento da escritora infantil Maria Clara Machado, em Belo Horizonte, MG, em 1921

04 de abril - Dia do Livreiro Católico

04 de abril - Morte do educador Antônio Ferreira de Almeida Júnior, em 1971

04 de abril - Morte do jornalista, advogado, acadêmico e empresário de Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo), em São Paulo, SP, em 1968

04 de abril - Morte do professor e sociólogo Octávio Ianni, em São Paulo, SP, em 2004

05 de abril - Nascimento do poeta, jornalista, advogado e contista Vicente de Carvalho (Vicente Augusto de Carvalho), Santos, SP, em 1866

06 de abril - Criação do Memorial do Imigrante, em São Paulo, SP, em 1998

06 de abril - Nascimento do engenheiro, geógrafo, jornalista, poeta Goulart de Andrade (José Maria Goulart de Andrade), em Jaraguá, Maceió, AL, em 1881

06 de abril - Morte do pintor surrealista Ismael Nery, aos 34 anos, no Rio de Janeiro, RJ, em 1934

06 de Abril - Morte da escritora Dora Ferreira da Silva, aos 86 anos, em São Paulo, em 2006

07 de abril - Dia do Jornalismo

07 de abril - Fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro, por Gustavo Lacerda, com o nome de Associação de Imprensa, em 1908

07 de Abril - Nascimento do advogado e poeta Gregório de Matos e Guerra, em Salvador, BA, em 1623

08 de abril - "O Ateneu", de Raul Pompéia é publicado, em 1888

08 de abril - Fundação da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, pela escritora Hellé Velloso Fernandes, na cidade de Curitiba, Paraná, em 1970

08 de abril - Nascimento do poeta José Basílio da Gama, em São José do Rio das Mortes (hoje Tiradentes), MG, em 1741

08 de abril - Morte do Poeta, teatrólogo e jornalista Francisco de Paula Gonçalves, em 1927

09 de abril - Fundação do Jornal do Brasil, por Rodolfo Epifânio de Souza Dantas e Joaquim Nabuco, em 1891

10 de abril - Morte da escritora Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas) em Goiânia - GO, em 1985

10 de abril - Morte do jornalista, escritor, crítico e teatrólogo Viriato Correia (Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho), Rio de Janeiro, RJ, em 1967

11 de abril - Morte do médico, político e líder espírita Adolpho Bezerra de Menezes, em 1900

11 de abril - Morte do poeta, teatrólogo e romancista Joaquim Manuel de Macedo, Rio de Janeiro, RJ, em 1882

12 de abril - Nascimento do escritor romancista, abolicionista republicano, Raul de Ávila Pompéia, em Angra dos Reis, RJ, em 1863

12 de abril - Morte do advogado, professor, político e ensaísta Afonso Pena Júnior (Afonso Augusto Moreira Pena Júnior), no Rio de Janeiro, RJ, em 1968

14 de abril - Nascimento do escritor Aluísio Azevedo (Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo), São Luís, MA, em 1857

14 de Abril - Morte do Filósofo, Jurista e Imortal Miguel Reale, aos 95 anos, em São Paulo, SP, em 2006

15 de Abril - Nascimento do professor, educador, político, poeta, ensaísta e tradutor, Abgar Renault (Abgar de Castro Araújo Renault), em Barbacena, MG, em 1901

15 de abril - Nascimento do compositor, regente e professor Antônio Francisco Braga, autor da música do Hino a Bandeira Nacional, Rio de Janeiro, RJ, em 1868

15 de abril - Nascimento do poeta Paulo Eiró (Paulo Francisco Emílio de Sales) em Santo Amaro (quando era Município), SP, em 1836

15 de abril - Nascimento do cineasta Fernando Luis Coni Campos, no arraial de São Francisco da Mombaça, município de Conceição do Almeida, BA, em 1933

15 de abril - Morte do poeta Dante Milano, Petrópolis, RJ, em 1991

16 de abril - Nascimento do jornalista, filólogo e romancista Júlio Ribeiro (Júlio César Ribeiro Vaughan), em Sabará, MG, em 1845

17 de abril - Nascimento do político, economista, diplomata e escritor Roberto de Oliveira Campos, Cuiabá, MT, em 1917

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

18 de Abril - Lançamento do jornal Folha Espírita, em São Paulo, SP, em 1974

18 de abril - Dia do Livro Espírita

18 de abril - Criação do Instituto Rio Branco, em 1945

18 de Abril - Nascimento do poeta, político e editor Augusto Frederico Schmidt, no Rio de Janeiro, RJ, em 1906

18 de abril - Nascimento ddo escritor e editor Monteiro Lobato (José Bento Monteiro Lobato), em Taubaté, SP, em 1882

18 de Abril - Morte do compositor e música erudita, Padre José Maurício Nunes Garcia, no Rio de Janeiro, RJ, em 1830

19 de abril - Nascimento do poeta Manuel Bandeira (Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho), no Recife, PE, em 1886

19 de abril - Nascimento da escritora, romancista e contista Lygia Fagundes Telles, São Paulo, SP, em 1923

19 de abril - Morte do cartunista Belmonte (Benedito Bastos Barreto), criador do personagem "Juca Pato", em 1947

20 de abril - Nascimento do professor, político, jornalista, diplomata, historiador e biógrafo Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Júnior), em 1845

20 de abril - Nascimento de Augusto Frederico Schmidt, Rio de Janeiro, RJ, em 1906

20 de abril - Nascimento do professor, poeta e escritor Augusto dos Anjos (Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos) em Cruz do Espírito Santo, Paraíba, em 1884

21 de abril - Nascimento da escritora Hilda Hilst, Jaú, São Paulo, em 1930

21 de abril - Morte do poeta Joaquim de Sousa Andrade, São Luís, MA, em 1902

22 de abril - Morte do poeta, jornalista, advogado e contista Vicente de Carvalho (Vicente Augusto de Carvalho), Santos, SP, em 1924

23 de abril - Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

23 de abril - Dia do Médico Escritor (Sobrames, 1965)

23 de abril - Nascimento do escritor Jorge de Lima (Jorge Mateus de Lima), em União dos Palmares, AL, em 1893

23 de abril - Nascimento do diplomata e escritor Pontes de Miranda (Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda) em Maceió, AL, em 1892

24 de abril - Nascimento do poeta Zeferino Brasil, em Taquari, RS, em 1870

24 de abril - Nascimento do escritor e político José Sarney (José Ribamar Ferreira de Araujo Costa), em Pinheiro, MA, em 1930

24 de Abril - Nascimento do professor, advogado, romancista, contista e poeta Geraldo França de Lima, em Araguari, MG, em 1914

24 de abril - Morte do Jornalista, sociólogo e historiador Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo, SP, em 1982

24 de abril - Morte da educadora, poetisa e pioneira do feminismo brasileiro Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, aos 75 anos, em Rouen, na França, em 1885

25 de abril - Nascimento do crítico de arte, político marxista, jornalista e escritor, Mário Pedrosa, em Timbaúba, PE, em 1900

25 de abril - Nascimento da escritora e novelista Janete Clair (Janete Emmer Dias Gomes), Conquista, MG, em 1925

25 de abril - Morte do poeta Álvares de Azevedo (Manuel Antônio Álvares de Azevedo) , no Rio de Janeiro, RJ, em 1852

26 de abril - Lançamento da revista "Manchete", em 1952

27 de abril - Nascimento do historiador, crítico e escritor Nelson Werneck Sodré, Rio de Janeiro, RJ, em 1911

27 de abril - Nascimento do jurista, historiador e acadêmico Raymundo Faoro, em Vacaria, RS, em 1925

28 de abril - Dia da Educação

28 de Abril - Inauguração oficial do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, CE, em 1999

28 de abril - Fundação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em 1891

28 de abril - Nascimento do poeta, farmacêutico e professor Alberto de Oliveira (Antônio Mariano Alberto de Oliveira), Palmital de Saquarema, RJ, em 1857

29 de abril - Dia do Crítico Teatral

29 de Abril - Criação da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), em 1994

29 de abril - Nascimento de Joaquim Osório Duque-Estrada, autor do Hino Nacional, em Pati do Alferes, RJ, em 1870

29 de abril - Nascimento do pintor Pedro Américo (Pedro Américo Figueiredo Mello), na cidade de Areia, PB, em 1843

29 de abril - "O Cangaceiro", de Lima Barreto, é eleito melhor filme em Cannes, em 1953

30 de abril - Morte da escritora de teatro infantil Maria Clara Machado, aos 80 anos, no Rio de Janeiro, RJ, em 2001

30 de abril - Fundação da Sociedade Philatélica Paulista, em 1919

30 de Abril - Nascimento do médico, jornalista, diplomata, político, orador e poeta Maciel Monteiro (Antônio Peregrino Maciel Monteiro), em Recife, PE, em 1804

30 de abril - Nascimento de Humberto Mauro (Humberto Duarte Mauro), um dos pioneiros do cinema brasileiro, em Volta Grande, Cataguases, MG, em 1897

30 de abril - Nascimento do jornalista Carlos Lacerda (Carlos Frederico Werneck de Lacerda), Rio de Janeiro, RJ, em 1914

30 de Abril - Nascimento do escritor e acadêmico paulista Israel Dias Novaes, em Avaré, SP, em 1920